Oficinas/Workshops




Salvíficos — intervenção contracolonial apresentou trabalhos, destaque para
“SALVÍFICOS MOVIMENTO #1 — ENSAIO MNEMÔNICO”, que lidam com rastro, padrão e
predição, para pensarmos uma contracolonização imagética e sonora; enfim, roupagens em desacordo com os
parâmetros dados nos audiovisuais que contêm algoritmos e inteligência artificial (IA).
Em consonância com a intencionalidade do projeto que visa, acima de tudo, quebras de padrão e
da homogeneidade estético poéticas, temos os workshops. Eles objetivaram, também, com a
participação do público: construir um jogo estético analógico, tendo como base
o jogo “cara a cara” e/ou "o que é?", tendo em mente a mãe África.

 A proposta promoveu, também, o encontro com trocas teóricas com os envolvidos em SALVÍFICOS MOVIMENTO #1;  
Roger Sodré/programador; Rodrigo Caê/músico; e com o público participante da mostra e das oficinas criativas,
além do convidado especial Macedo Griot, falando sobre contação de histórias. Destaque para o
diálogo dos interlocutores críticos Larissa Macêdo e João Simões numa performance acrônica
sobre os navios tumbeiros e o reino ficcional do jogo “Salvíficos #1” — Malungo.

Eduardo Salvino/SESC Pompéia janeiro/2024.
Fotos: Laura Andreato e Victor Guerra.







Como desdobramento das oficinas já realizadas, a proposta MÍDIA MAGIA – Pré-cinemas; oficina de brinquedos ópticos – apresentou alguns desses brinquedos óticos redimensionados junto à oficina que ocorreu no "projeto brincar", SESC Piracicaba, 2019. Esses brinquedos estavam em tamanhos que possibilitavam a interação do público. Por exemplo; o espectador pode entrar na Câmera escura e experimentar o efeito físico que esse dispositivo proporciona; ver a reflexão no interior da câmera da imagem do objeto imediatamente exterior à câmera. O interator brincou, também, com o Taumatrópio gigante; girando os discos na horizontal e visualizando as imagens de desenhos, feitos por eles, fundindo-se uma na outra e por fim pode
conferir junto aos outros participantes, animações em grandes formatos espelhadas no Praxinoscópio.

Denise Agassi e Eduardo Salvino.
Fotos: a equipe.






Como desdobramento das oficinas já realizadas, a proposta MÍDIA MAGIA – Pré-cinemas; oficina de brinquedos ópticos – apresentou alguns desses brinquedos óticos redimensionados junto à oficina que ocorreu no "FestA", Festival de Aprender, SESC Ribeirão Preto, 2018. Esses brinquedos estavam em tamanhos que possibilitavam a interação do público. Por exemplo; o espectador pode entrar na Câmera escura e experimentar o efeito físico que esse dispositivo proporciona; ver a reflexão no interior da câmera da imagem do objeto imediatamente exterior à câmera. O interator brincou, também, com o Taumatrópio gigante; girando o grande disco na horizontal e visualizando as imagens de desenhos, feitos por eles, fundindo-se uma na outra.

Denise Agassi, Eduardo Salvino e André Fraga.
Fotos: Sté Frateschi







“MÍDIA MAGIA – Pré-cinemas:
oficina de brinquedos ópticos”
esses brinquedos surgiram no início do século XIX como os primeiros recursos a darem a impressão de imagens em movimento. Eles exploravam o funcionamento do olho humano e lançavam mão de efeitos visuais simples para transformar ilustrações em animações. Nesta oficina, as crianças criam o taumatrópio, o Flipbook e o Fenaquistocópio, compreendendo o funcionamento do olhar em conjunto com a luz como grande participante na construção de movimentos de imagens. Oficina realizada em junho de 2017 no SESC Belenzinho/SP.
Denise Agassi, Eduardo Salvino








STOP MOTION ou "animação quadro a quadro" é uma técnica na qual criamos vídeos ou filmes a partir de sobreposição de fotos. A cada fotograma muda-se a posição dos objetos quando os mesmos são reunidos e projetados e ou editados seguidamente um após o outro tem se a ilusão de que os objetos estão se movimentando, chama-se esse fenômeno de "persistência retiniana". Oficina realizada em janeiro de 2017 no SESC São José dos campos/SP.








Cérebro Eletrônico
https://cerebroeletronicoblog.wordpress.com/
Cérebro Eletrônico foi realizado por Cássia Hosni, Denise Agassi, Eduardo Salvino e Emanuel Cesar, professores, pesquisadores e artistas junto a equipe do SESC Consolação, no 1º semestre de 2017. O projeto conteve quatro módulos: MEMÓRIAS e INTERFACE; COLABORADOR NA REDE e LUGAR/LOCALIDADE; MÍDIA MAGIA e FABULAÇÕES. Cérebro Eletrônico foi destinado
ao público da 3º Idade e possibilitou, além de com_
preender e pensar os dispositivos tecnológicos que são extensão do corpo humano, refletir sobre o ecológico, o reciclável, o reaproveitamento e a recriação de coisas e de saberes. Enfim, uma
proposta que permitiu a esse determinado
público, não somente aprender, mas
refletir sobre o pertencimento a um
corpo maior que é a natureza.






“MÍDIA MAGIA – Pré-cinemas:
oficina de brinquedos ópticos”

O termo Pré-cinema designa as técnicas inventadas para animar ou projetar as imagens, anteriores à projeção do primeiro filme dos Irmãos Lumière, em 1895, antes da invenção do cinema. Essas técnicas são conhecidas como: Teatro de Sombra, Câmera Obscura, Objeto Ótico, Livro Mágico, Lanterna Mágica, Panorama, Objeto Cinético, Fantasmagoria, Teatro Ótico, Cronofotografia, entre outras. Na oficina MÍDIA MAGIA, com orientação de Denise Agassi e Eduardo Salvino, foram trabalhadas as animações que compreendem uma sequência de quadros com pequenas interferências, dando a impressão de movimento na imagem. Para isso, foram construídos objetos óticos e cinéticos, conhecidos como Taumatrópio, Flipbook, Fenaquistiscópio, e Zootrópio. Esses primeiros experimentos tornam-se brinquedos que possibilitam a compreensão da imagem em movimento.
https://midiamagia.net/blog/midia-magia-para-a-familia-no-sesc-pompeia/