Prelúdio
site specific - SESC Rio Preto 2016Autores:
Cristiana de Freitas, Maira Coelho, Karen Oliveira, Thais de Freitas, Matheus Lino, Vitória de Freitas, Jason Cordeiro, Cristiane Peresi, Leda Paiva e Emanuel Goulart.
Pensando o ruído e contexto local do SESC Rio Preto, os artistas mencionados criaram o "Prelúdio", peça pertencente ao projeto "sussurro descuidado", laboratório proposto por Eduardo Salvino.
A) “desprogramar” o ouvido;
B) Escutar com o corpo (sinestesia);
C) Pensar o entorno sonoro;
D) Escutar (considerar o contexto envolvido) X ouvir (habilidade passiva);
E) O ruído como música;
F) Murray Schafer: Objeto sonoro (som gravado e analisado em laboratório)
Evento sonoro (som identificado e analisado pela
comunidade/contextual);
G) Pensar não somente o ruído, mas também, o signo e a etimologia das palavras;
H) Deslocar e recontextualizar + liberar a música da carga retórica excessiva;
I) Situação acusmática: desassociar o som de sua fonte emissora;
J) Deixar em repouso a ideia do musical;
K) Associar e desassociar signo e som, etimologia e fonética;
L) Deixar o som ser ele mesmo: “livrar-se da memória” (John Cage);
M) Ficar atento para: Função; imanência e transcendência;
N) Deixar em repouso ritmo e melodia e pensar a sobreposição sonora;
O) Estar consciente do acidente e experimentar...
Referência: Por uma escuta nômade: a música dos sons da rua. Fátima Carneiro dos Santos.
Agradecimentos: Vanessa Helena, Mateus Santos e toda a equipe do SESC Rio Preto.